Home
Proctologia
Fissura Anal
Abcessos de Fissuras Anais
Hemorróidas com Laser
Condiloma
Hérnia da Virilha ou Inguinal
Hérnia Umbilical
Urológica: Fimose e Hidrocele
Local de Atendimento
Contato
Fissura Anal
 
É uma pequena lesão (ferida) de forma triangular, única e localizada sobre a pele do anus geralmente na sua parte posterior em 90% das vezes sendo freqüentemente confundida pelos pacientes como hemorróidas.

Obs. A dor da fissura é resultante da mesma estar na pele do anus e não sobre a mucosa.

Causa As fissuras estão mais comumente relacionadas em sua causa a passagem de fezes endurecidas e volumosas através de um anus estreito ou hipertônico. Outros fatores parecem estar envolvidos na causa da fissura anal, tais como diarréia, traumatismos e estase de sangue venoso.

Quadro Clinico Dor intensa é o sintoma mais freqüente referido pelos pacientes sendo geralmente aguda e descrita como cortante, lacerante, opressiva, em ferroada, queimadura ou corrosiva. Perda de sangue vermelho vivo Referido geralmente após as evacuações. Prurido ou Coceira Presente na pele em volta do anus e se deve a perda de secreção anal.

Diagnostico Sintoma típico é dor intensa as evacuações com perda de sangue vermelho rutilante, resultante da desproporção entre o tamanho das fezes e a abertura anal. Toque retal Examinar sempre com pomadas anestésicas de ação local.

Endoscopia Anal

É necessária para observação direta da fissura e afastar outras doenças do anus e reto que determinam sangramento anal.

Tratamento Clinico com laser e pomada cicatrizante é indicado para as fissuras agudas, geralmente para os pacientes com menos de seis meses de historia clinica, tomar 2l água por dia, dieta rica em fibras, cremes para a dor e cicatrização, laser de Helio-Neonio (este laser determina a cicatrização da fissura).

Sessões 3 a 5 sessões de 10 a 20 minutos, no consultório.

Botox é injetado dentro do músculo responsável pelo fechamento do anus e aparecimento da fissura, diminuindo a sua pressão em 30% e melhorando a irrigação do sangue levando a cicatrização da fissura; Volume injetado é de 20 a 25 unidades, Indicado para fissura crônica, realizado no consultório e resulta em 60 a 90% de cicatrização.

 
Rua Estela, 515 - Bloco B Cj. 131 - 13º andar - Cond. Ibirapuera - Central Park - São Paulo - SP - Clique e veja mapa